Síndrome de Pandora em felinos!

Tambem chamada de Cistite Idiopática Felina , é definida como uma doença crônica, inflamatória, com apresentação clínica de micção dolorosa, ausência de infecção bacteriana, de etiopatogenia ainda não definida. O tutor pode notar que o animal vai várias vezes na caixinha sanitária, fica na posição de urinar e não consegue ou se consegue, urina várias vezes aos pouquinhos. Podendo apresentar ou não sangue nessa urina.
Ocorre o aparecimento de sinais clínicos como:

😿Disúria – sensação de dor ao urinar
😿Hematúria – presença de sangue na urina
😿Pereúria – micção em locais inadequados e fora do costume do animal
😿Polaquiúria – micção várias vezes em pouca quantidade.

Já é comprovado, que os sinais ocorram em resposta a situações de ESTRESSE, ou seja, há envolvimento do sistema nervoso simpático (SNS) na patogenia da cistite idiopática em gatos. O estresse e a dor estimulam a atividade do SNS, que resulta na liberação de catecolaminas.

É uma doença de gatos jovens, incomum em gatos com menos de 1 ano e acima de 10 anos. Acomete tanto machos, como fêmeas, porém, alguns estudos relatam uma prevalência maior em machos. Gatos de raça pura são mais acometidos, como Persas e Siameses.

O tratamento tem como intuito diminuir a gravidade e a frequência dos sinais clínicos e não a cura. Ele tem como proposta:

😺redução do estresse com enriquecimento e manejo ambiental
😺aumento da ingestão de água
😺cuidados com caixa de areia
😺sempre limpa e com areia que o animal goste.
😺alimentação – uso de alimentação umida e muita água
😺terapia medicamentosa – uso de ansiolíticos e analgésicos

Por isso, é muito importante a relação de confiança entre o tutor do animal acometido, com seu médico veterinário. A síndrome de Pandora, é uma patologia extremamente desafiadora! 😻

*texto por @dragabrielavieira.vetcare