O que é dermatite úmida aguda?

A dermatite úmida aguda, também chamada de hot spot ou dermatite piotraumática, é uma doença de pele muito comum em cães e causa grande apreensão aos tutores, uma vez que, como o próprio nome diz, ela aparece de forma muito rápida. Um belo dia o cão aparece com uma lesão redonda, úmida, com odor forte, muitas vezes drenando pús e que dói demais. E então o tutor se questiona como aquilo apareceu tão rápido.

O que aconteceu então? O hot spot é uma infecção bacteriana aguda e localizada em consequência de um trauma auto infligido na pele, ou seja, o próprio animal, ao se coçar com os dentes, língua e/ou unhas, faz essa lesão. Na maioria dos casos, ocorre por picada de insetos (pulga, carrapatos, mosquitos…), mas podem existir outras causas, como por exemplo o excesso de umidade na pele (dar banho e não secar bem). O clima quente favorece também o aparecimento das lesões.

O que fazer caso seu pet apresente uma lesão assim? Em primeiro lugar, o recomendado é lavar o local com água e sabão próprio para a pele dos cães e cortar os pelos da região acometida. Muitas vezes a lesão é maior do que se está vendo e, quando cortamos os pelos ao redor, temos uma real noção do tamanho da lesão. O restante do tratamento dependerá do tamanho da lesão e do grau de infecção. Na maioria das vezes são usados medicamentos tópicos, mas em alguns casos é necessário medicação por via oral, como antibióticos e medicações que diminuam a coceira. Outros tratamentos como a fotobiomodulação (laserterapia de baixa intensidade), também são bastante eficazes na cicatrização, além de ter efeito analgésico. Lembre-se: a lesão cresce de forma muito rápida e dói, é importante levar o paciente ao veterinário!

Texto: Dra. Flávia Braz @draflaviabraz.vetcare

Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945
☎ 98123-8855 (WhatsApp)