Seu cachorro come cocô?


Hoje falaremos de um assunto nojento: a coprofagia.

Coprofagia é o ato de comer fezes. E isso é mais comum do que se pensa! O hábito de comer as fezes está presente em alguns canídeos selvagens e, no processo de domesticação dos cães, o hábito pode não ter sumido por completo.

Existem muitas causas para coprofagia, vamos citar as mais comuns:


💩Comportamental: quando uma cadela tem filhotes, ela come as fezes deles na tentativa de limpar o ambiente onde vivem. Ela faz instintivamente, por questão de higiene e também para não deixar vestígios aos predadores. Com isso, os filhotes veem a mãe fazendo isso e a imitam. Eles também podem imitar os tutores, que estão sempre recolhendo as fezes em casa. E também pode acontecer do filhote simplesmente ter curiosidade em brincar com aquela coisa quentinha.


💩 Estresse: animais estressados ou que vivem em ambientes muito pequenos, onde a vasilha de alimento fica muito próximo ao local onde defecam podem adquirir esse hábito.


💩 Dieta: muitas vezes nas fezes do animal ainda tem vestígios de alimento e isso é atrativo, especialmente nos mais famintos. Nas dietas pobres, com proteína de baixa qualidade, encontramos mais proteínas intactas nos cocôs (essas são de difícil digestão) e isso é interessante para eles. Além disso, se você dá muitos petiscos para seu pet, as fezes poderão sair com cheiro parecido ao petisco e ele também irá gostar de comê-las.


💩 Problemas de saúde: animais com verminoses e com dificuldade de digerir alimentos também se sentirão atraídos pelas fezes, na tentativa de repor ao organismo a sua deficiência nutricional. Da mesma forma, cães com muito apetite também podem comer as fezes simplesmente porque estão com fome!


💩 Sem causa definida: existem cães que acham gostoso o cocô e, não importa o que a gente faça, ele levará esse hábito até o final da vida dele 😬.

Está com esse problema em casa? Marque uma consulta agora mesmo!


☎ 2556-4945
☎ 98123-8855 (WhatsApp)