Você já ouviu falar do verme do coração?

A Dirofilariose é uma doença debilitante e potencialmente fatal, causada por um verme a chamado Dirofilaria immitis. Esse verme é transmitido através da picada de mosquito e, uma vez que ele caia na corrente sanguínea, ele se aloja principalmente no coração (ventrículo direito) e na artéria pulmonar. Os cães são os principais hospedeiros da doença, mas o gato também é ocasionalmente infectado.

Qualquer cão está sujeito a filariose, porém as regiões litorâneas são áreas de maiores riscos devido a uma presença maior de mosquitos.

Os sinais clínicos e grau de infecção dependerão, entre outras coisas, da susceptibilidade individual de cada animal, assim como a duração e severidade da infecção. Quando as filarias adultas estão presentes, podem causar inflamação das paredes das artérias no pulmão, obstruindo vasos sanguíneos e consequentemente alterando o fornecimento sanguíneo aos órgãos vitais. A partir dai uma série de problemas vai se desenvolvendo em cascata.

A maioria dos tutores não se dão conta que seu pet está com filaria, até que a doença esteja bem avançada. Somente nos últimos estágios, quando a doença é difícil de se tratar, os animais apresentam os sintomas típicos da doença: tosse crônica (inicialmente seca), respiração difícil, apatia, fadiga, perda de peso e abdômen distendido causado pelo acúmulo de líquido (doença cardíaca crônica).

Então, como fazer para que o animal não pegue esse verme? No post de amanhã falaremos sobre a prevenção.

Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945; 98123-8855 (WhatsApp)