Hiperparatireoidismo Secundário Nutricional

Você já deve saber que uma dieta desequilibrada pode trazer sérias consequências ao seu Pet, não é mesmo?

Uma das doenças nutricionais mais frequentes em cães jovens é o chamado Hiperparatireoidismo Secundário Nutricional.

O Dr. Alexandre Martins, radiologista da equipe Vet Care, explica um pouco mais sobre essa doença:

“ O hiperpratireoidismo secundário nutricional ocorre em cães jovens alimentados com dietas pobres em cálcio e/ou ricas em fósforo. Atualmente, trata-se de uma doença rara em cães e gatos devido à disponibilidade de rações comerciais equilibradas, mas pode ocorrer sobretudo em animais alimentados com comida caseira desbalanceada, restos de alimentação humana ou rações de baixa qualidade nutricional.
O desenvolvimento dessa alteração é mais comum em dietas com ingestão exclusiva de carne (principalmente fígado e coração) devido ao alto teor de fósforo e baixa quantidade de cálcio, resultando em desequilíbrio cálcio-fósforo. Com esse desequilíbrio, ocorre uma reabsorção óssea acelerada, que resulta em perda de tecido ósseo generalizada, principalmente dos ossos longos, ossos da pelve e vértebras (diferentemente do hiperparatireoidismo secundário renal onde o crânio é mais acometido) e substituição por tecido conjuntivo fibroso, caracterizando a osteodistrofia fibrosa. A mineralização óssea anormal e a proliferação de tecido conjuntivo fibroso resultam em amolecimento e fragilidade dos ossos, tornando-os mais suscetíveis às fraturas.”

Portanto, preste bastante atenção na alimentação do seu Pet! Siga as orientações do seu médico veterinário e NUNCA dê alimentação caseira sem prescrição veterinária!

A Vet Care conta com atendimento clínico e especializado. Atendemos com hora marcada:

☎️ 2556-4945/ 3235-6525
📲 98123-8855

🚗 Estacionamento rotativo próximo a Vet Care.