Seu cão tem dentes de leite retidos?

Esta característica que é chamada de “dentição mista” é mais comum em raças caninas de pequeno porte como malteses, pinschers, poodle miniatura, chihuahuas e principalmente yorkshires.

O dente de leite mais comumente retido é o dente canino e a causa dessa retenção é desconhecida.

O que você deve fazer se isso acontecer com o seu cão?

Dentes de leite retidos causam a erupção do seu correspondente definitivo em local errado, o que pode causar uma oclusão dentária errada (maloclusão) levando à ferimentos em lábios, céu da boca (palato), desgaste dentário, dor durante alimentação e doença periodontal precoce pelo acúmulo excessivo de tártaro entre o dente de leite e o definitivo, por estarem muito próximos.

Como prevenir complicações?

A primeira medida é fazer o acompanhamento da troca dentária com o seu veterinário. Ao levar seu cão para as últimas doses de vacina, aos 4 meses, ele deve fazer uma avaliação dentária verificando se já iniciou o período de troca dos dentes de leite pelos definitivos.

Aos 8 meses, deve ser feita a segunda consulta de acompanhamento de troca da dentição, pois nesse momento todos os dentes definitivos já devem ter erupcionado e qualquer dente retido deve ser removido caso não mostre sinais claros de que está para cair em breve. Nesta consulta dos 8 meses, devem ser feitas as orientações de escovação dentária pois o período anterior do nascimento dos dentes pode ser doloroso.

Nas fotos acima temos uma boquinha de um cão com retenção do dente de leite canino superior (seta amarela), o exame radiográfico intraoral mostrando a diferença entre o dente de leite (com sua raiz longa e inteira – seta amarela) e o dente definitivo, em seguida a imagem do dente já extraído (repare no tamanho das raízes) e o aspecto final da boca do cão após o dente de leite se extraído e serem feitos os pontos.

Texto: Dra. Claudia Youle – odontologia veterinária 🐾🦷