Verme do coração, como prevenir?

O ideal é que a partir dos 3 meses o seu amigo comece a usar medicações que irão prevenir que esse verme se aloje no coração. Existem 2 tipos:

– produtos repelentes: irão impedir que seu animal seja picado pelo mosquito
– produtos que matarão as larvas caso seu animal seja picado pelos mosquitos infectados.

Existem diversos produtos na forma de coleiras, pipetas pour on, comprimidos e até uma injeção que é aplicada pelo veterinário e que garante proteção por 1 ano, o que é bem pratico e seguro. Converse com o veterinário que acompanha seu pet para lhe auxiliar na escolha.
Independente do produto, é MUITO importante respeitar a frequência de aplicação ou administração. E, acima, de tudo, a prevenção é para o resto da vida do animal!

ATENÇÃO‼se o seu cão ainda não utiliza a medicação preventiva, procure um veterinário ANTES de iniciar o uso. Algumas medicações também podem matar os vermes adultos e, se o seu animal já tiver um desses vermes nas artérias pulmonares e coração, isso pode trazer complicações sérias a ele, incluindo a morte.

Existem alguns exames laboratoriais, feitos através da coleta de sangue do cão, que avaliam a existência ou não de filaria e até mesmo o grau de infestação. Após o resultado negativo, o médico veterinário poderá prescrever a medicação que irá proteger o seu animal com mais segurança.
Existe terapia para os animais já acometidos pela doença, contudo devemos avaliar a situação caso a caso. O tratamento da Dirofilariose é lento e deve ser acompanhado muito de perto, uma vez que ele tem diversos efeitos colaterais.

Consulte o seu veterinário para maiores esclarecimentos.

Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945; 98123-8855 (WhatsApp)