A vacinação do seu pet está em dia?

A vacinação de cães e gatos é a maneira mais eficaz de prevenir doenças graves, que podem até mesmo levar o animal ao óbito. Estar com a carteira de vacinação em dia é uma proteção não só para seu animal, como também para sua família e para outros cães e gatos que podem conviver com os seus. Hoje falaremos um pouco mais sobre a vacinação dos cães. Você sabe quais são as vacinas que eles devem tomar?

Polivalentes (V8 ou V10): como o nome mesmo diz, ela previne contra várias doenças, como as temidas cinomose e parvovirose. Essa vacina é uma das mais importante para os cães.

Anti-rábica: engana-se quem ache que não existem casos de raiva no Brasil. Apesar de casos raros em cães e gatos, a raiva não tem cura, leva a uma morte dolorida, além de ser uma zoonose. Por isso a vacinação anual é OBRIGATÓRIA no Brasil.

Vacina contra Tosse dos canis: a via de administração pode ser injetável, nasal ou oral (protocolo mais recente). Apesar de ser considerada uma vacina opcional, consideramos a vacinação de extrema importância, uma vez que é uma doença de alto contágio.

Vacina contra giardíase e leptospirose: são vacinas importantes, mas que devem ser avaliadas caso a caso. Não deixe de conversar com seu médico veterinário sobre elas.

Vacina contra leishmaniose: devido ao aumento do número de casos no Rio de Janeiro, consideramos essa vacina muito importante e imprescindível no protocolo vacinal do seu Pet. Muitos tutores tem ressalvas quanto a essa vacina, uma vez que ela é conhecida por causar dor no local da aplicação. De fato alguns animais sentem mais dor sim, mas antes sentir dor do que ficar doente certo?! Leishmaniose é uma doença grave, não tem cura e é uma importante zoonose! Se o seu Pet ainda não é vacinado, converse com o seu veterinário.

As vacinas citadas acima são anuais e é um bom momento para fazer aquele check up no seu médico veterinário de confiança! Então, vai lá e confere a carteirinha do seu melhor amigo para ver se está tudo em dia.