Catarata em cães!

A Catarata é uma doença oftálmica que pode atingir os dois olhos ou apenas um e tem como características principais as alterações na coloração dos olhos, região chamada de cristalino, que assume tons opacos e ou esbranquiçados.

A catarata em estágios mais avançados, pode causar perda total ou parcial da visão e diferente da catarata humana, a canina acomete cães independente da idade, pois na maioria dos casos é de origem hereditária. Sendo mais comum o aparecimento entre 2 a 6 anos de idade.

Se o seu amiguinho é da raça Poodle ou Cocker, saiba que ele está entre os cães que possuem predisposição para a catarata hereditária.
A Dra. Ana Lucia Martins, alerta que independente da raça, se você notou alteração nos olhos ou observou que ele começou a esbarrar com frequência em objetos e demonstra insegurança para se locomover, é importante entender que a catarata também pode ser causada pelas seguintes doenças:

-Uveíte: uma inflamação ocular que não foi tratada e evoluiu para uma catarata.

-Atrofia progressiva de retina: que acomete principalmente cães das raças Poodle e Cocker.

-Diabetes mellitus: a hiperglicemia causa alterações metabólicas que modificam as proteínas do cristalino.

Muitos cães apresentam além da catarata um quadro de perda de peso progressivo, isso pode ser um forte indício de diabetes em estágio avançado.

Lembre-se: A melhor maneira de prevenir doenças no seu Pet, é manter os check-ups anuais em dia! Garantir a qualidade de vida e o tratamento adequado para seu cachorro é sempre de extrema importância.

Conheça a Vet Care e agende uma consulta de rotina para cuidarmos do seu Pet!

☎2556-4945
98123-8855 (mensagem via WhatsApp