Mitos e verdades sobre a queda de pelo dos cães e gatos!

Se tem um assunto polêmico entre tutores de pets é a queda de pelo! Muitos adotam um cão ou gato achando que seu pelo curto dará menos trabalho, mas não sabiam que eles perderiam tanto pelo assim. Outros, escutam de amigos que o pelo do pet cai muito porque eles dão muito banho. O que será verdade e o que será mentira? Confira:

1. Cães de pelo longo perdem mais pelos do que os de pelo curto: MITO.

Já se perguntou por que um cão de pelagem curta ou mesmo um gato não precisa ser tosado? É porque os pets de pelagem curta tem um crescimento limitado do pelo e, com isso, ele se renova mais rapidamente. Já os cães que necessitam de tosa, perdem muito menos pelos, uma vez que o crescimento dos pelos é contínuo, semelhante ao nosso cabelo.

2. Tosar meu pet diminui a queda de pelos: MITO.

Sim, a gente tem essa sensação quando tosa, justamente porque de uma vez só, cortaram os pelos que já iam cair mesmo. Então, nos primeiros dias pós tosa achamos que tudo foi resolvido mas, passado um tempo, voltamos a ver pelos nas nossas roupas.

3. Escovar meu pet ajuda na queda: VERDADE.

Escove sempre na direção do pelo, para retirar aqueles que estão para cair. Assim, eles ficarão na escova e não pela casa. Existem escovas próprias para isso, peça orientação para o seu Veterinario.

4. Existe uma época do ano onde os pelos caem mais: VERDADE.

Os pets trocam os pelos densos do inverno por pelos mais “frescos” do verão, especialmente em locais com estações do ano bem definidas. Aqui no Brasil notamos a casa mais suja de pelos nos meses de abril/maio e depois outubro/novembro.

5. Dar banho toda semana estimula os pelos dos cães a cair mais: MITO.

Desde que utilizado o xampu correto, o banho 1x por semana não é prejudicial à pele. Isso não significa que você precisa dar banho toda semana no seu cachorro, ok?

Mas atenção!!! Se você notar falhas na pelagem e/ou o animal se coçando, essa queda de pelo pode não ser normal! Procure o veterinário, uma vez que diversas doenças sistêmicas influenciam diretamente na pele e pelagem.