Você já ouviu falar em FIV e FELV?

O FeLV(Vírus da Leucemia Felina) e o FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) estão entre os causadores de doenças infecciosas mais comuns em gatos. Os vírus da FIV e a FeLV levam a imunossupressão do animal, predispondo-os a serem acometidos várias doenças secundárias (rinotraqueites, gengivite-estomatite…) e quadros mórbidos, diminuindo bastante a expectativa de vida. Por ser considerado oncogênico, o vírus da FeLV é o mais grave, pois pode levar o animal a desenvolver tumores no organismo, sendo o mais comum deles o linfoma. A transmissão de ambas as doenças é muito fácil, por isso é importante a conscientização de todos proprietários. PO contágio ocorre somente entre os felinos, através da saliva (por mordida ou arranhadura de um gato infectado), contato sexual  e, no caso das fêmeas gestantes e lactantes previamente infectadas, por via transplacentária ou através da amamentação. São doenças comuns em locais com muitos gatos aglomerados, onde há o contato direto próximo e frequente entre os indivíduos. Ambientes onde há um fluxo da entrada e saída constante de animais também favorecem a proliferação dos vírus.

O diagnóstico precoce é importante, principalmente para impedir a proliferação da doença. Atualmente temos exames que são bem rápidos para a detecção de animais positivos como o sorológico para FIV/FeLV (ELISA), que é o teste inicial a ser realizado.

Quando ou quais gatos deverão ser testados?

Gatos recém- adquiridos, principalmente vindos da rua, devem ser testados antes de entrarem no ambiente (principalmente se tiver outro felino no ambiente). Além disso, filhotes antes da vacinação e novamente após completarem 6 meses de idade (devido a “janela imunológica”), doadores de sangue, animais que têm acesso à rua e, todo e qualquer felino doente e gatos que tiveram contato com soropositivos.Por serem doenças que não tem cura, apenas controle, é importante estarmos atentos a elas, antes de introduzir qualquer novo animal em nossa casa!

Dra. Gabriela Vieira – clínica geral da Vet Care e especializada no atendimento de felinos