Meu gato pode ficar gripado?

A rinotraqueíte é uma infecção comum em gatos, que afeta as vias respiratórias superiores e é causada pelo Herpersvírus Felino 1 (HVF-1). Pode ser aguda (mais grave) ou crônica (de muito bom prognóstico). Altamente contagiosa, é transmitida por contato com as secreções oculares ou nasais dos gatinhos doentes ou pelo espirro. Depois de adquirir a doença, 80% se mantêm portadores do vírus, mesmo que não apresentem mais nenhum sintoma (que em situações de estresse ou baixa imunológica pode voltar a se manifestar). Mas eles só continuam transmitindo a doença quando há recidiva.

Os sintomas são: espirros, secreção nasal, secreção ocular purulenta (ocasionando dificuldade para abrir os olhos), dificuldade para respirar, febre, letargia, perda de apetite, desidratação, ulcera na córnea e dermatite em torno dos olhos (menos comum). Como não há cura, o tratamento será realizado de acordo com os sintomas clínicos e seu grau de gravidade. Geralmente são prescritos colírios, antibióticos (para evitar infecções secundárias), antivirais, fluidoterapia (por conta de desidratação), nebulização ou oxigenioterapia.

Agora a boa notícia: há vacina contra este vírus! E ela faz parte do programa de vacinação – a primeira dose deve ser dada entre 45 e 60 dias de vida, com reforço anual.

Texto nossa especilista em medicina Felina @dragabrielavieira.vetcare

Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945; 2556-7786; 3235-6525; 98123-8855 (WhatsApp)