Inflamação da glândula ad-anal em cães: por que ela ocorre?

No post anterior falamos um pouco sobre as glândulas ad-anais e sua função no organismo (se não leu, corre lá para ler!). Agora, falaremos sobre quando essas glândulas dão problema e inflamam. Você sabe por que isso acontece?

– A inflamação da glândula ad-anal ocorre quando os ductos inflamam e dificultam a saída do fluido, o que leva a um acúmulo de secreção no interior da glândula.

– Com isso, os sacos anais se distendem e causam muita dor, especialmente na hora de defecar.

– O fluido que fica armazenado por mais tempo nas glândulas acaba sendo infectado por bactérias que vivem ali no intestino mesmo. E imagina o que ocorre né? Um abcesso! É claro que ali sempre tem bactérias, mas elas tem mais facilidade em se multiplicar quando a glândula está cheia e não consegue ser esvaziada.

– Além da inflamação dos ductos, uma das causas mais comuns da inflamação da glândula é a alteração na consistência das fezes. Fezes muito fluidas dificultam o esvaziamento da glândula (sim, porque elas esvaziam quando as fezes passam pelo ânus), ao passo que a constipação também fará com que a glândula não esvazie na frequência que deveria. E o acúmulo de secreção na glândula leva a contaminação por bactérias e, com isso, vem o abcesso!

No próximo post falaremos quais são os sinais que nos mostram que nosso cachorro ou gato está com inflamação na glândula ad-anal. Não percam!

Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945; 2556-7786; 3235-6525; 98123-8855 (WhatsApp)