Uso indiscriminado de corticóides em pets!

Sabe aquela pomada com cortisona que você usa no seu pet quando ele tem coceira? O uso em excesso pode fazer mal!

Como todos sabem, o melhor amigo do paciente com alergia é a CORTISONA. Ela possui muito nomes (dexametasona, prednisona, etc), muitas apresentações (comprimido, liquido, pomada, injeção…) e, na maioria das vezes, o tutor não sabe que faz uso indiscriminado pode causar uma doença chamada de hiperadrenocorticismo iatrogênico. A cortisona é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais e desempenha uma série de funções MUITO IMPORTANTES. As funções mais conhecidas são as ações anti-inflamatória e antialérgica. E é por isso que essa medicação é prescrita em forma de comprimidos quando seu pet tem coceira ou, em pomadas, quando ele está com “bolinhas” e vermelhidão na pele. A cortisona é um remédio muito efetivo e todos viram fãs após verem que seus bichinhos ficam curados do mal que os afligia. Porém, seu uso excessivo pode trazer uma série de efeitos desastrosos: aumento do volume abdominal, ganho de peso, aumento do apetite, da sede e da produção de urina, aumento da pressão arterial sanguínea, aumento das enzimas do fígado, baixa de imunidade, queda de pelos e até mesmo a diabetes! Além disso tudo, quando administramos cortisona em excesso num paciente, mesmo que na forma tópica, as adrenais diminuem a produção de cortisona. E, quando você suspende de forma abrupta a medicação, a glândula não tem tempo hábil para se restabelecer e esse animal pode ter sinais de falta de cortisona: pressão arterial baixa, desmaio, hipoglicemia, vômitos e diarreia.

Portanto, antes de repetir a receita que o seu veterinário prescreveu, lembre-se de que o uso ERRADO da medicação pode piorar o quadro do seu amigo! Fale sempre com seu médico veterinário antes de automedicar seu cão ou gato.

Texto: @draflaviabraz.vetcare