Intertrigo: O que tem por trás desse nome tão estranho?

Talvez você não saiba o que significa isso, mas se você tem um buldogue em casa já deve conhecer sobre o que estou falando.

O intertrigo nada mais é do que a dermatite que acomete as pregas cutâneas.

Não entendeu? Vou explicar melhor!
As pregas cutâneas são as dobrinhas que seu Pet tem. Em cães de focinho achatado, especialmente no caso dos buldogues e pugs, é comum termos a dermatite na dobra da face e na prega da cauda. Alguns cães também fazem em outras regiões do corpo, como pescoço (também comum em buldogues), axila, lábios (prega labial) e genitálias.

Essas dobras de pele podem fazer com que estas regiões entrem em atrito com a própria pele, fazendo com que haja irritação e maceração da superfície, predispondo a infecção. As dobras criam um ambiente úmido, quente e abafado, levando à retenção de secreções da pele e células de descamação. E isso é um excelente meio de cultura para bactérias e fungos se reproduzirem!
E quais são os sinais clínicos mais comuns do intertrigo?
Vermelhidão, coceira e um odor beeeem desagradável.

Agora vamos pensar em como tratar isso? Bom, se a prega cutânea faz parte do animal, não temos como corrigir o problema, certo? Na maioria das vezes não, a não ser que se opte por uma plástica (que às vezes até fazemos nas caudas “em espiral” de buldogues e pugs). Logo, teremos que conviver com essa dermatite. Mas o animal fica então sofrendo por conta disso? Nãaaaao! O animal terá que ter um tratamento contínuo nessas dobras, que incluem manter o ambiente o mais seco possível e diminuir a proliferação de bactérias e fungos na região acometida. Com carinho e dedicação esses pets viverão com as suas dobrinhas limpas e livre de micro-organismos indesejados!

Importante: Procure um médico veterinário para ver qual o melhor tratamento para o seu melhor amigo.

Texto: Dra. Flávia Braz – dermatologia e endocrinologia Veterinaria