Leishmaniose Visceral: Já testou seu melhor amigo?

A Leishmaniose visceral é uma doença causada por um protozoário chamado Leishmania chagasi e é considerada uma zoonose, ou seja, uma doença que os animais podem transmitir ao homem.

Mas, calma, a doença não é transmitida pelo contato direto e sim através de um vetor, um inseto chamado flebótomo, também chamado de “mosquito-palha”.

E como se dá essa transmissão?
O flebótomo pica um animal infectado pelo protozoário e, em seguida, pica um humano. Apesar desse mosquito ter predileção por áreas de mata, atualmente no Rio de Janeiro temos casos da doença até em áreas bem urbanas!

Nos seres humanos a doença é grave e 90% dos infectados morrem dessa doença. Já nos animais, muitos são assintomáticos por anos, mas quando manifestam sintomas a doença também é bem grave e evolui a óbito. Os cães são os animais de estimação mais acometidos, sendo bem raro nos felinos.

O diagnóstico da leishmaniose em cães não é simples. Costumamos dizer que o exame positivo confirma o diagnóstico, porém o negativo não exclui a doença, infelizmente. Existem casos onde são necessários diversos exames até conseguir fechar o diagnóstico da doença.

Por conta do potencial zoonótico da doença e da dificuldade em se fechar o diagnóstico nos animais, a prevenção é de extrema importância, feita através de vacinação e produtos que evitam a picada dos flebótomos. A vacinação contra leishmaniose é feita somente após o exame negativo e existe todo um protocolo a ser seguido, exigido pelo Ministério da Agricultura.

Seu pet já fez exame para ver se tem leishmaniose? E a vacina, já foi feita? Conte para a gente nos comentários! 👇

Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945
☎ 98123-8855 (WhatsApp)