Quem nunca conheceu uma mulher gravida que teve a indicação do seu médico de se desfazer do seu gatinho por medo de contrair a tão temida Toxoplasmose? Mas como assim se desfazer do seu filho?
⠀
Isso mesmo… por mais absurdo que pareça, infelizmente, essa é uma recomendação muito comum. Muitos acreditam que o simples contato com os bichanos é o suficiente para que a doença seja contraída. Esse medo todo se dá porque caso a Toxoplasmose seja contraída durante a gravidez, pode levar a abortos espontâneos, além de poder causar também prematuridade e retardo no crescimento intrauterino. Porém, se a gestante já foi infectada anteriormente (até 6 meses antes do início da gestação), desenvolveu imunidade à doença. O grande problema é quando ela é infectada durante a gestação, principalmente nos primeiros meses.
⠀
Apenas 1% da população felina participa da disseminação da toxoplasmose. Eles contraem o parasita quando caçam e se alimentam de outros animais infectados através de carnes cruas, como ratos e pássaros. Mas então se eu tenho um gatinho e dou carne crua para ele, se eu limpar as fezes dele, posso me contaminar? Para que você se contamine, as fezes deverão ficar expostas a temperaturas acima de 36°C por mais de DOIS dias, para que os oocistos esporulem e sejam então a real forma de infectar os seres humanos e outros animais. Ah! E o mais importante: os oocistos esporulados precisam ser ingeridos, ou seja, se você lavar bem as mãos a cada limpeza da caixinha do seu bichano, a probabilidade de se contaminar é praticamente nenhuma.
⠀
Você sabia, por exemplo, que a probabilidade de se contrair toxoplasmose é maior comendo carne mal cozida do que tendo um gato em casa? SIM. As principais fontes de contaminação são a ingestão de carnes cruas ou malpassadas, frutas e hortaliças mal lavadas.
⠀
Infelizmente os gatinhos saem como os grandes vilões da doença, mas a prevenção só depende de NÓS: humanos.
⠀