Como falamos anteriormente, a maioria dos animais ficam assintomáticos quando são infectados, então isso dificulta muito a identificação da doença pelo tutor e até mesmo o medico veterinário.
⠀
Os sintomas mais graves são quando há maior presença de vermes nas artérias pulmonares, resultando na hipertensão pulmonar. Essa condição leva à insuficiência cardíaca congestiva direita e normalmente é fatal.
⠀
Quanto mais rápido for diagnosticada a doença, maior serão as chances de um tratamento eficaz. Para isso é importante realizar alguns exames para identificar a presença do parasita no animal.
⠀
O tratamento para o verme do coração, geralmente é feito com adulticidas e microfilaricidas, medicamentos específicos para matar as larvas e as microfilárias. No entanto, o tratamento só pode ser realizado em cães com as condições físicas adequadas, uma vez que o tratamento pode causar embolia devido ao grande número de vermes mortos.
⠀
Embora exista um tratamento para a doença, ele é bem complicado e arriscado e, por isso, a melhor forma de evitar a contaminação é prevenindo a doença. O estado do Rio de Janeiro, é uma área endêmica da doença, antigamente ela era presente somente nas regiões litorâneas mas se espalhou por todo nosso estado. A prevenção é MUITO IMPORTANTE.
⠀
Atualmente, temos como métodos de prevenção comprimidos ou pipetas (spot on) que podem ser administrados mensalmente ou ainda, para facilitar os tutores esquecidos, temos o Pro Heart, que é uma medicação aplicada uma única vez, anualmente. Procure o seu medico veterinário e veja o melhor para seu pet!
⠀
Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945
☎ 98123-8855 (WhatsApp)
⠀