Quando se adquire um animal de estimação, seja por adoção ou compra, não basta dar somente amor e carinho. A posse responsável inclui cuidar dele, dando comida, ambiente limpo e seguro para viver e assistência veterinária. Então, antes de adotar um filho de 4 patas, é importante pensar nas seguintes questões:
⠀
🐾 Quem será o responsável pelo animal? Tudo bem que você vai dá-lo ao seu filho, mas crianças NÃO tem condições de cuidarem sozinha de um pet. É necessário que um adulto seja responsável também.
⠀
🐾 Eu terei tempo para me dedicar ao animal? Pessoas que ficam muito tempo fora de casa podem ter animais, porém devem pensar em qual devem ter. Gatos, por exemplo, são mais independentes do que cães, mas também gostam de companhia. Em relação aos cães, deve-se escolher um que seja compatível com seu estilo de vida. Pode passear muito? Então ok ter um cão de alta energia. Do contrário é legal ter um cão de pequeno porte ou escolher uma raça que seja mais calma.
⠀
🐾 Todos da casa aceitam ter um pet? Isso é super importante! Animais não são mercadorias, onde podemos devolver caso a gente não queira mais! Um animal pode viver 15 anos ou mais, ficará idoso e precisará de mais cuidados. Estão preparados para isso?
⠀
🐾 Você sabe quanto custa cuidar de um pet? Esse é um assunto delicado, que gera muita polêmica. Um cão ou gato não precisa ter a melhor cama, a coleira mais linda e nem tomar banho na Pet Shop. Mas ele precisa de uma boa alimentação, remédios preventivos contra pulga, carrapato, vermes intestinais e do coração, de vacinação anual e de consultas periódicas no veterinário. Temos que lembrar que animais ficam doentes, mesmo que cuidemos muito bem deles. Além disso, ele irá envelhecer e precisará de mais cuidados, exames e idas ao veterinário. Ter como suprir isso tudo faz parte da posse responsável.
⠀
Ter um animalzinho de estimação é ter uma companhia e amor verdadeiro. Por isso, nada mais justo que a gente cuide desse bichinho com amor e responsabilidade! ❤
⠀