Assim como os bebês humanos, os filhotes de cães e gatos precisam de muita atenção e cuidados ao longo dos seus primeiros meses de vida. Em função disso, muitos novos tutores ainda têm grandes dúvidas quanto ao período em que já seria permitido sair com o filhote na rua sem perigos maiores, não é mesmo?
Para sair com o filhote na rua, no entanto, é fundamental que o animal faça uma visita a um profissional veterinário, para que seja examinado e definido as doses de vermífugos que o animal deverá receber, além do programação do início do seu protocolo vacinal. Igual ao que fazemos com os bebês humanos.
⠀
Nestes primeiros meses de vida e até que o animal já tenha recebido todas as vacinas que lhe são necessárias, a indicação é que o pet fique dentro de casa e sem contato direto com outros animais mesmo que sejam vacinados que saiam a rua, pois estes podem entrar em contato com algum vírus, não se infectar, porém infectar o filhote. Isto também vale para os banhos em pet shop, que só serão permitido após o protocolo vacinal estar completo.
⠀
Essa regra é valida para filhotes de cães e gatos. Após a vacinação completa dos peludos, tanto cães como gatos já podem ficar livres para interagir com outros animais e com pessoas para acelerar o seu processo de socialização, sem que corram o risco de contaminação.
⠀
Cabe ressaltar, que no caso dos gatos, a vida livre é sempre um risco para contrair doenças importantes como Aids Felina e Leucemia, mesmo estando vacinados. FIQUE ATENTO!