Os animais são um dos mais prejudicados com a queima de fogos durante as festas de fim de ano. Isso porque o cão e o gato são capazes de captar muito melhor os sons que nós humanos. Enquanto o homem pode perceber ondas sonoras na frequência de 16 a 20.000 hertz, o cão tem capacidade de ouvir frequências de 10 a 40.000 e o gato até 65.000… Ja imaginou a barulheira que deve ser pra eles? Então, como fazer para que seu pet fique mais calmo e em segurança nesse momento tão assustador:
– Evite fugas: feche bem as portas e as janelas. No desespero, cães e gatos tentam fugir, o pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino.
– Crie um refúgio: coloque seu bichinho em um lugar onde ele se sinta seguro. Mantenha a luz acesa, em ambiente fresco e deixe a TV ou rádio ligados.
– Tampões: pôde-se fazer uso de tampões de algodão nos ouvidos, para abafar o barulho dos fogos minutos antes – não esqueça de retirá-los
– Identifique seu animal: coleiras com plaquinhas com nome do animal e tutor, e telefones, são importante no caso de fuga. Então mantenha-os identificados nessas datas.
– Acalme-o: homeopatia, florais e acupuntura podem diminuir o medo e a ansiedade do seu animal. Mas esses tratamentos devem ser feitos ao longo do ano. Consulte seu veterinário.
E é claro, caso possa ficar com eles durante a queima de fogos, tente distrai-lo com aquelas brincadeiras que ele mais gosta! Eles merecem, afinal são nossos maiores companheiros!
Boas Festas!
Dra. Gabriela Vieira – atendimento de clínica geral e medicina de felinos na Vet Care