Você tem um cão que vive com coceira? Ele pode estar com dermatite por malassezia. Mas o que será isso?
⠀
Malassezia é um fungo que faz parte do microbioma da pele, ou seja, é um fungo que existe na pele de todos os cães e gatos. Ele vive de forma comensal, sem causar mal algum. No entanto, se ocorrer algum desequilíbrio na pele, ele irá se multiplicar e causar uma dermatite. Então, veja o que desencadeia essa multiplicação:
❗Pele úmida
❗Dobras da pele: acima do focinho em cães braquicefalicos, ao redor da vulva, excesso de pele no pescoço ventral comum em algumas raças, bem como a prega da cauda.
❗A pele oleosa. Algumas raças como shih tzu, Pug e Lhasa Apso costumam ter dermatite seborreica e a pele oleosa é tudo o que a Malassezia mais quer!
❗Animais com baixa de imunidade
⠀
Animais com esse fungo apresentam vermelhidão na pele, especialmente em locais quentes e úmidos. Além disso, muitos cães apresentam um cheiro de “cachorro” que chamamos de “odor de ranço”. Isso se deve ao fato da pele estar oleosa e com aumento da população não só de fungos, como também de bactérias.
⠀
Notou alguma dessas alterações no seu pet? Um especialista em dermatologia pode fazer esse diagnóstico na consulta, por meio de um exame chamado citologia dermatológica.
⠀
Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945
☎ 98123-8855 (WhatsApp)
⠀