Como introduzir o novo pet à familia?

Se você está pensando em adicionar um novo peludo à família, mas sente-se inseguro em relação ao convívio entre cães e gatos, a preparamos um post especial para você! 😺🐶

Essa insegurança é bastante justificável. Apresentar cães e gatos, e ensiná-los a dividir um espaço pode não ser mesmo a tarefa mais fácil. Porém, nada que com bastante paciência, planejamento e carinho não se possa resolver!

O primeiro contato será sempre uma incógnita. Apresentar animais de espécies diferentes, pode ser bem desafiador.

Uma das formas mais efetivas de apresentar cão e gato pela primeira vez é fazer isso em um ambiente controlado. Isole um dos animais e permita que o outro circule livremente pelo ambiente, sentindo o cheiro do companheiro. Depois, inverta as posições e deixe que o pet que antes estava isolado também circule e se acostume ao cheiro novo.


Durante o primeiro contato direto, faça somente o contato visual, atrás de uma grade por exemplo. Em seguida, permita que eles se cheirem enquanto você segura um no colo. Não deixe cães e gatos juntos sem supervisão, pelo menos até que eles estejam perfeitamente adaptados um ao outro.

Filhotes são naturalmente mais curiosos, menos agressivos, e possuem poucas manias. Por isso, na maioria das vezes, apresentar um filhote a um adulto de outra espécie, pode ser muito mais fácil.

Não economize em carinhos e incentivos quando os dois se comportarem bem.

Vale destacar que esse processo pode levar alguns dias ou até semanas. Pode ser que um novo pet se dê bem rapidamente ou que ele leve mais tempo. Portanto, seja paciente! Cada animal possui o seu próprio tempo, e é importante respeitar isso.

Por fim, esteja ciente de que alguns pares de cães e gatos simplesmente não serão compatíveis. Isso tem mais chances de acontecer com animais idosos ou que apresentam comportamento agressivo. E ainda que isso seja difícil para você, não force uma relação que não parece estar dando certo. Fique atento!

PREPARADOS? Então, “mãos à obra”!