Outubro Rosa movimento que visa chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama nas mulheres, mas você sabia também da importância da castração especificamente nas gatas ?
Apesar de ser um procedimento rotineiro nas clinicas veterinárias, muito simples e necessário, ainda muitos tutores são resistentes a castração. Em pleno século XXI, muitas pessoas acham que estariam mutilando seus animais e indo contra a natureza deles, castrando-os. Mas já pararam para pensar nos benefícios desta cirurgia? Podemos listar algumas das vantagens da castração:
- ACABA COM O DESESPERO DO CIO E O STRESS
Quem já viu uma gata no cio??? Muitos miados madrugadas a fio (rs)… as gatinhas ficam miando sem parar, se esfregando nas coisas e levantando o rabinho. É frustrante e desconfortável, tanto pra você quanto pra ela, que acabará por não concluir o que os hormônios estão pedindo tanto: a cópula.
Por muitas vezes, o stress causado por esse momento, pode levar a problemas como falta de apetite e prostração, muitas vezes até mesmo problemas urinários causados pelo stress continuo.
Quando castramos e o animal não entra mais no cio, evitamos todo esse desnecessário.
- EVITA O CÂNCER DE MAMA, CÂNCER NOS OVÁRIOS E INFECÇÕES UTERINAS
A maioria dos tumores crescem por causa da estimulação hormonal no organismo. Com a castração, essa taxa diminui significantemente, o que evita que o animal desenvolva a doença.
Além disso, temos que ter em mente, que a maioria desses tumores nas gatas é de caráter maligno e tem altas taxas de metástase e mortalidade. Uma outra desvantagem de uma gatinha não castrada, é que podem desenvolver hiperplasia mamária benigna, o que causa um desconforto muito grande as fêmeas e, infecção uterina, o que pode culminar em quadro de sepse caso não seja tratada imediatamente.
- ELIMINA O RISCO DE GRAVIDEZ PSICOLÓGICA
Mais ou menos 1 mês após o cio, algumas gatinhas podem acabar desenvolvendo a gravidez psicológica, levando aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva.
- DEIXA A GATA MAIS CALMA E EVITA QUE ELA TENTE FUGIR PARA CRUZAR
Gatas no cio ficam desesperadas para cruzar, então, a chance delas encontrarem uma brecha e fugirem é maior nesse período. Por isso, castrando sua gata, você evitará uma possível fuga acidental. Lembrando, que o estado do RJ é uma área endêmica de doenças virais como Aids e Leucemia Felina, que podem ser transmitidas através do ato sexual!
Além disso, por não ter mais que passar por todo o stress do cio, sua gata ainda ficará mais calma, tranquila e feliz. Pode acreditar!
- AUMENTA CONSIDERAVELMENTE A EXPECTATIVA DE VIDA
Sem riscos de desenvolver todas as doenças citadas acima e sem o risco de fugir, uma gata castrada terá muito mais vantagem que uma não castrada, e viverá muito mais e mais saudável. Afinal, o que mais priorizamos na vida dos nossos bichanos, é qualidade de vida, não é mesmo?!
- ELIMINA O RISCO DE UMA GESTAÇÃO INDESEJADA
Por último, mas não mais importante, a castração permitirá que sua gata conviva com outros gatos machos (que também DEVEM SER CASTRADOS) sem que corra o risco de engravidar. Lembrem-se que a cada gestação, teremos de 4 a 6 filhotes.
E ai? Ainda tem alguma duvida sobre castrar seu animal? Procure seu médico veterinário de confiança e peça orientação sobre a castração.
CASTRAR É UM ATO DE AMOR!
Dra.Gabriela Vieira – Clinica Médica e Especialista em Medicina Felina