Você sabe o que é piodermite?

As doenças de pele em cães e gatos são bastante comuns. Muitas vezes, o tutor do animal chega ao consultório do veterinário com a queixa de “feridinhas” ou “carocinhos” pelo corpo e o veterinário diz que o pet está com piodermite. Mas, afinal, o que é isso? A Dra. Fabiane Paes, que trabalha comd ermatologia na vet care, nos explica melhor:

“Piodermites são infecções de pele, de alta incidência na Dermatologia Veterinária, causadas por bactérias. Seu principal agente é o Staphylococcus pseudo intermedius, mas outros também podem estar envolvidos como : Staphylococcus aureus, Escherichia Colli, Proteus,etc. Na maioria das vezes é secundária á alguma doença de base como atopia, demodiciose, Daap (Dermatite alérgica á picada de pulgas), etc ou doenças endócrinas como Hipotireoidismo e Hiperadrenocorticismo. São classificadas em superficiais e profundas, dependendo das camadas de pele envolvidas. Isso é importante para determinar o tempo de tratamento das piodermites. Os achados clínicos normalmente são pústulas (lesões com pús) em regiões principalmente de abdome, tórax (localizadas) ou mais áreas do corpo envolvidas (generalizadas). O prurido (coceira) é um sinal evidente na maioria das piodermites, podendo vir acompanhados de queda de pêlo. O tratamento é feito com a administração de antibióticos sistêmicos ou tópicos e shampoos antisépticos em banhos 1 a 2 x na semana, seguidos de hidratação da pele. As piodermites podem ser recidivantes quando não tratadas por tempo correto, por falta de diagnóstico da doença de base ou mesmo por doenças que não tenham cura e sim controle. Algumas doenças pustulares como o pênfigo foliáceo, podem confundir o clínico no momento do exame do paciente. Neste caso, não há uma infecção bacteriana e sim uma doença de caráter autoimune. O diagnóstico e terapia são diferentes.”

Por isso a importância do dermatologista vetererinário, pois além do correto diagnóstico e tratamento das dermatites, ele é o melhor profissional para restaurar a saúde da pele do seu pet.