Tosse dos Canis: você sabe reconhecer?
Dra. Renata Tostes, responsável pelo setor de clínica geral da Vet Care, explica tudo sobre tosse dos canis:
A tosse dos canis, também conhecida por traqueobronquite infecciosa canina, é uma doença altamente contagiosa entre cachorros. É transmitida por uma ou mais bactérias e, muitas, vezes também está associada a um vírus. Normalmente, o número de casos dessa doença cresce durante o inverno e em regiões de baixa temperatura, quando os cães ficam mais expostos ao clima e à umidade. As chances de transmissão também aumentam quando há aglomeração de cães.
Os principais sintomas da tosse dos canis são:
✔Tosse frequente
✔Espirros
✔Secreção saindo pelo nariz, boca e olhos
✔Chiado respiratório
✔Febre
✔Pode incluir vômito de espécie de espuma gosmenta (secreção vinda do sistema respiratório)
A tosse, sintoma que nomeia a doença, muitas vezes é confundida com engasgos. Por isso, é importante prestar atenção.
Na maioria dos casos, os cães se recuperam da doença em 10 ou 15 dias. No entanto, é interessante que o cachorro seja acompanhada por um profissional. Isso acontece porque, em casos de cães muito jovens ou idosos, a tosse dos canis pode resultar num quadro de saúde mais grave, com pneumonias, o que pode levá-lo à morte.
A principal forma de contágio com a tosse dos canis é através do contato direto de um cachorro contaminado com um cachorro saudável, seja pela tosse ou por espirros, que fazem com que as bactérias e vírus se espalhem e cheguem até outros cachorros.
A melhor forma de evitar que os cães sejam infectados e contraiam a tosse dos canis é através de vacinação. É importante ressaltar que nenhuma vacina é 100% eficaz, mas diminui consideravelmente as chances de contágio.