No post de ontem falamos sobre a hiperlipidemia em cães (aumento de colesterol e/ou triglicerideos no sangue). Hoje falaremos sobre os sinais clínicos e suas consequências.
Os sinais clínicos mais comuns são:
– Dor abdominal
– Diarreia
– Vômito
– Falta de apetite
– Aumento do fígado
– Alterações oculares (“manchas”de gordura na córnea)
– Convulsões (raro)
Mas, na maioria das vezes, os sinais clínicos são leves e passam despercebidos pelos tutores e até mesmo pelos veterinários.
Embora a hiperlipidemia por si só não cause muitas vezes sinais clínicos importantes, ela tem sido associada ao desenvolvimento de doenças clinicamente importantes.
Um estudo recente relatou que cães com aterosclerose são 53 vezes mais propensos a ter diabetes mellitus. O mesmo estudo relata que cães com hipotireoidismo tem 51 vezes mais chance de tê-las, sendo ambas as enfermidades conhecidas como causas secundárias de hiperlipidemia.
E, apesar de ainda não estar cientificamente comprovado, acredita-se que exista relação de causa e efeito entre hipertrigliceridemia, pancreatite e diabetes mellitus.
E como é feito o diagnóstico? Não perca nosso post de amanhã! 😉
Texto: Dra. Flávia Braz – endocrinologia e dermatologia Veterinaria 🐶🐱❤
@draflaviabraz.vetcare
Agende uma consulta na Vet Care 🏥
☎ 2556-4945
📱✅ 98123-8855
cuidadospet petlovers dicaspet cachorro gato petlove doglovers catlovers instadog instacat clinicaveterinariarj vetcare vet veterinário