Dermartite por Malassezia em cães!

Você tem um cão que vive com coceira? Ele pode estar com dermatite por malassezia. Mas o que será isso?

Malassezia é um fungo que faz parte do microbioma da pele, ou seja, é um fungo que existe na pele de todos os cães e gatos. Ele vive de forma comensal, sem causar mal algum. No entanto, se ocorrer algum desequilíbrio na pele, ele irá se multiplicar e causar uma dermatite. Então, veja o que desencadeia essa multiplicação:
❗Pele úmida
❗Dobras da pele: acima do focinho em cães braquicefalicos, ao redor da vulva, excesso de pele no pescoço ventral comum em algumas raças, bem como a prega da cauda.
❗A pele oleosa. Algumas raças como shih tzu, Pug e Lhasa Apso costumam ter dermatite seborreica e a pele oleosa é tudo o que a Malassezia mais quer!
❗Animais com baixa de imunidade

Animais com esse fungo apresentam vermelhidão na pele, especialmente em locais quentes e úmidos. Além disso, muitos cães apresentam um cheiro de “cachorro” que chamamos de “odor de ranço”. Isso se deve ao fato da pele estar oleosa e com aumento da população não só de fungos, como também de bactérias.

Notou alguma dessas alterações no seu pet? Um especialista em dermatologia pode fazer esse diagnóstico na consulta, por meio de um exame chamado citologia dermatológica.

Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945
☎ 98123-8855 (WhatsApp)