Leptospirose – prevenção e sintomas.

A leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospira, muito associada aos ratos urbanos, que geralmente são os portadores assintomáticos. O curso da doença varia de acordo com a idade, o sistema imunológico e o histórico do pet. Em casos mais graves, ela pode levar à morte.

Como a leptospirose é transmitida?
O contágio se dá pelo contato com o animal ou a urina contaminada (de ratos, gambás, guaxinins) ou com secreções de um pet infectado. Como dito, trata-se de uma zoonose, o que quer dizer que a leptospirose canina pode ser transmitida para humanos. Por isso, é necessário atenção ao cuidar de um pet doente, utilizando luvas e realizando limpezas frequentes no ambiente.

Quais são os sintomas?
Nem sempre é fácil identificar a leptospirose. Além de os principais sintomas serem comuns a diversas outras doenças, eles também podem variar de acordo com cada animal. São eles:
♦Prostração;
♦Febre;
♦Perda de apetite;
♦Vômito,
♦Icterícia (coloração amarelada das mucosas, pele e branco do olho)

PREVENÇÃO:
A melhor maneira é sempre a VACINAÇÃO, que deve ser reforçada periodicamente, conforme o grau de exposição do animal à doença. Consulte seu veterinário para acompanhar a carteira de vacinação de seu peludo.
Em épocas de chuva, o cuidado deve ser redobrado! A água de enchente, que lava ruas e bueiros, costuma estar cheia de leptospiras, que podem infectar o seu amigo. Por isso, deixe ele protegido durante as tempestades e tenha cuidado durante os passeios.
Por fim, sempre leve seu pet ao veterinário para visitas regulares. Essa prática previne não só a leptospirose canina, mas outras doenças, e pode garantir mais saúde a seu amigo por muitos anos!