Fogos de artifício e pets!

As festas de fim de ano estão chegando e com elas, uma das maiores preocupações dos pais de pet : OS FOGOS DE ARTIFICIO.


Para ajudar a deixar os animais de estimação mais confortáveis neste momento, temos algumas dicas para vocês!

Para amenizar medo dos fogos, podemos tomar medidas como criar ‘refúgio’ para o pet, com os objetos que ele mais gosta, brinquedos, petiscos diferentes e fazer uso também dos análogos sintéticos do odor materno canino ou felino no ambiente (vendem em pet shop). Os tutores devem mostrar para o pet que aquele cantinho é positivo e agradável para ele nos momentos de medo e/ou inquietação. Esse local, deve ser fechado (um quarto de preferência) com as janelas fechadas (para diminuir os barulhos), podendo até colocar uma música ambiente.

Lembramos que animais muito assustados nunca devem ser deixados sozinhos no quarto se tiver medo ou fobia. E que jamais devem ficar presos com coleiras, pois ele podem se machucar ou até sofrer enforcamentos. Se possível, o ideal é buscar ajuda de um especialista em comportamento para uma avaliação. Hoje em dia temos diversos florais e outras medicações mais fortes, que quando dadas previamente, também podem ajudar bastante!

O forte barulho provocado pelos fogos, podem causar bem mais que o medo e o estresse, são prejudiciais para a saúde dos animais. Principalmente os que sofrem de epilepsia merecem atenção especial nesses momentos, que já o barulho pode desencadear crises convulsivas!

Os felinos não costumam sofrer tanto com o barulho dos fogos, porém, os especialistas lembram que o numero de fugas/perdas nestes período, é muito maior. Por isso é muito importante ficar de olho nos bichanos!!!

BOAS FESTAS A TODOS!