O cio nos felinos é bem diferente de outros pets. Seu primeiro cio acontece quando atingem a puberdade, geralmente entre 5 e 9 meses de idade, mas isso é bem variável entre as gatas. Por exemplo, raças de pelo curto chegam a essa fase primeiro que as de pelo longo – a raça persa pode apresentar seu primeiro cio com 18 meses de vida.
⠀
O gato é descrito como poliestro sazonalmente, que quer dizer que entra no cio de acordo com as estações do ano, normalmente nas estações de dias longos, a luz influencia diretamente nos ciclos. Assim como a presença de machos não castrados próximos à fêmea.
⠀
O cio é considerado o período do ciclo sexual em que a gata aceita o macho, esse período varia, mas normalmente é de 7 dias se houver acasalamento, quando não ocorre pode durar até 16 dias. O intervalo entre os cios também vária muito, normalmente ocorre a cada 21 dias, mas no inverno pode demorar até 3 meses, e se houver machos por perto a gata pode ter ciclos seguidos, aumentando o tempo de duração.
⠀
Como eu sei que minha gata está no cio? Elas esfregam a cabeça e o pescoço em objetos convenientes, ficam extremamente carinhosas com os donos, vocalizam para atrair atenção do macho e ficam agachadas, em posição de lordose, com a cauda posicionada para o lado a fim de mostrar a vulva.
⠀
As gatas são extremamente férteis, considerando uma vida reprodutiva de 10 anos podem produzir facilmente até 100 filhotes em sua vida. Além disso, elas aceitam vários machos durante um ciclo possibilitando ninhadas com pais múltiplos.
⠀
Para evitar os incômodos típicos do cio e filhotes, a principal recomendação dos médicos- veterinários — e única alternativa, de fato, funcional — é a castração. Além de prevenir a prenhez também previne várias doenças aumentando a qualidade de vida do animal.
⠀
Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945
☎ 98123-8855 (WhatsApp)