A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versátil e de execução relativamente simples. Com o desenvolvimento tecnológico esse método se transformou em um instrumento poderoso de investigação médica possibilitando o estudo de imagens seccionais em tempo real e adquiridas em qualquer orientação espacial. É um método não invasivo ou minimamente invasivo. Sem efeitos nocivos, pois não utilizam radiação ionizante, além de possibilitar o estudo não invasivo da hemodinâmica corporal através do uso do Doppler.
Além disso, o desenvolvimento contínuo de novas técnicas, como o mapeamento Doppler, os meios de contraste, os sistemas de processamento de imagens em 3D e as imagens em harmônicas, cada vez mais possibilita uma melhor avaliação e conseqüente melhor diagnóstico. A ultrassonografia pode também auxiliar indiretamente no diagnóstico através do seu uso como guias para coleta de líquidos corporais, células e amostras de tecidos para posterior análise.
VANTAGENS DO EXAME ULTRA-SONOGRÁFICO:
- Diferenciação de vários tipos de tecido;
- Visualiza estruturas que não podem ser reconhecidas radiograficamente (ovários, linfonodos, pâncreas, adrenais e estruturas do olho);
- Permite examinar o abdome na presença de líquido livre;
- Fornece informações de vasos e ductos biliares;
- Diagnóstico precoce da gestação (em comparação com o exame radiográfico);
- Avalia viabilidade fetal através dos batimentos cardíacos e motilidade fetal;
- Permite guiar cistocenteses, punções, citologias aspirativas e biópsias.
DESVANTAGENS DO EXAME ULTRA-SONOGRÁFICO:
- Presença de gases e ossos impedem a adequada visualização dos órgãos
- Necessidade de, em algumas situações, tricotomizar a área a ser examinada;
- Pacientes taquipneicos, que apresentem sensibilidade dolorosa, agitados ou agressivos, dificultam a realização do exame.