Atuamos em diversas especialidades

Endoscopia

Endoscopia digestiva alta (EDA) ou Colonoscopia

A Endoscopia Veterinária Digestiva consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estomago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pela cavidade oral ou anal. Esses instrumentos permitem visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo, e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material para biopsias ou mesmo realizar pequenas cirurgias como retirada de pólipos e remoção de corpos estranhos. Com a Endoscopia digestiva alta (EDA) pode-se avaliar esôfago, estômago e duodeno (início do intestino delgado). É indicado quando o animal apresenta sinais clínicos de doenças gastrointestinais como: vómito, disfagia (dificuldade para deglutir), regurgitação, anorexia, diarreia, perda de peso, desnutrição, salivação excessiva, e tosse (engasgos), sangramento digestivo, diagnosticar deficiência no esvaziamento gástrico normal e sinais de hemorragia gastrointestinal. A colonoscopia permite a avaliação do reto, cólon, ceco e íleo terminal (parte final do intestino delgado). É indicada para determinar a causa de hematoquezia (sangue vivo nas fezes) ou disquezia (dor para defecar). Biopsiar o cólon em casos de diarréia crónica que não responde à terapia convencional. Avaliar pacientes com suspeitas de massas ou pólipos no intestino grosso.

Endoscopia terapêutica

Dilatação de estenoses de esófago. Colocação de tubos de gastrostomia (alimentação de pacientes com dificuldade de deglutição ou anoréxicos). Remoção de pólipos. Hemostasia de hemorragia digestiva alta

Remoção de corpo estranho

A retirada de corpo estranho por via endoscópica tem como beneficio um procedimento minimamente invasivo, evitando a necessidade de cirurgia, menos dor, recuperação em um curto período de tempo e menos complicações. Após a realização de endoscopia para remoção de corpo estranho, na grande maioria dos casos os pacientes já apresentam melhora clinica.