Os felinos por muitas vezes são tidos como animais enigmáticos, possuindo maneiras particulares de pedirem algo ou demonstrarem seu carinho. Você sabe entender a linguagem corporal do peludo?
Contato Visual
Ao olhar para o dono e fechar os dois olhos calmamente, os gatinhos mostram que amam e confiam nessa pessoa. É quase como um beijo, uma conexão de amor e confiança. Quando eles olham estaticamente, isso também pode ser considerado uma expressão de pura adoração ao seu tutor, além de indicar intimidade e confiança da parte do bichano por você.
O que mais podem significar os olhares?
Ronronar
Na maioria das vezes, quando os gatos “ligam seu motorzinho” em alto e bom som, indicam que eles estão felizes. É o equivalente aos sorrisos e beijos que damos quanto sentimos um grande contentamento. Porém, o ronronar também serve indicar que algo vai acontecer ou está acontecendo, e pode estar os incomodando.
Roçar as bochechas
Isso mesmo! Quando seu gatinho estiver roçando a carinha em você, isso também significa um gesto de amor! Está se sentindo confortável pela sua companhia ou pelo ambiente em que está. Retribua esse carinho, acariciando seu peludo!
A cauda
O rabo de um gatinho é como um termômetro de seu humor. Quando fica esticado, quer dizer que está assustado ou atento a algo do ambiente, por exemplo. Mas quando a mascote está perto e passa com a pontinha torta da cauda, é porque confia em você e/ou quer fazer amizade, é o rabinho que chamamos de “cat friendly”.
- Cauda reta para cima com uma curva na ponta: indica felicidade.
- Cauda se contraindo: o gato está agitado ou ansioso.
- O pelo da cauda se esticando ou ficando armado: o gato está agitado ou se sente ameaçado.
- Cauda vibrando: o gato está muito animado e feliz por vê-lo.
- O pelo esticado para cima enquanto a cauda se curva em formato de N: esse é um sinal de agressividade extrema, e pode estar presente durante brigas ou autodefesa.
- O pelo se estica para cima, mas a cauda é mantida baixa: o gato está agressivo ou assustado.
- Cauda para baixo, sob o traseiro: o gato está assustado.
Presentes
Quem nunca recebeu um presente desses do peludo? rs
Quando eles apresentam uma lagartixa, uma barata, um inseto ou um pássaro morto na sua frente, eles estão te presenteando. É uma retribuição com um presente que ele acredita que você vai gostar de comer.
Amassar Pãozinho
Talvez um dos comportamento mais fofo dos nossos peludos! Quando os gatinhos ficam amassando algo com as patas eles querem retribuir afeto ou marcarem território. Esse comportamento é uma remanescência da infância, quando eles amassavam os mamilos da mãe para iniciar o aleitamento. Não é maravilhoso?
Agora você já sabe entender melhor os gestos do seu felino! É muito importante respeitá-lo para que seja estabelecida uma relação de confiança e amor entre vocês! Aproveitem!
Dra.Gabriela Vieira – Clinica Geral e Especialista em Medicina Felina