Tumores testiculares em pets!


Os tumores testiculares apesar de serem pouco frequentes na rotina clínica, representam um importante percentual em cães idosos e não castrados (até 30%).

Os cães são os mais acometidos, observa-se maior predisposição em criptorquidas, ou seja, machos cujo testículo se encontra alojado em cavidade abdominal (condição de caráter hereditário), devido à temperatura corporal ser superior à da bolsa escrotal.

Em geral os tumores testiculares manifestam clinicamente por alteração na consistência/tamanho podendo estar ou não associada a dor local.

A cirurgia é a terapia de primeira escolha e a partir do estadiamento do paciente (exames de imagem) e tipo histológico do tumor, define-se o prognóstico que em geral pode ser favorável caso seja feita detecção precoce.

A única forma de prevenção é a orquiectomia (castração) principalmente em machos criptorquidas, cuja condição pode exigir laparotomia exploratória para remoção do testículo não descido, que apesar de ser uma abordagem mais invasiva, é indicada em todos os casos.

Texto: Dra. Ana Claudia Vieira – especialista em Oncologia Veterinaria

Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945
☎ 98123-8855 (WhatsApp)