⚠ Você sabia que animais adultos podem ter doenças cardíacas congênitas?
As doenças cardíacas congênitas são aquelas que se desenvolvem no coração dos Pets enquanto estão sendo formados dentro do útero. Muitas vezes são resquícios da vida fetal que não devem permanecer após o nascimento mas permanecem.
Essas alterações geralmente causam sintomas nos animais ainda filhotes como mucosas azuladas ou arroxeadas, letargia e deficiência no crescimento.
Alguns animais porém, não apresentam sintomas e convivem bem com as doenças durante anos.
Dentre essas alterações podemos citar a Persistência de Ducto Arterioso, Estenose da valva aortica, Estenose da Valva Pulmonar e comunicação interventricular.
As avaliações clínicas de rotina são de extrema importância pois assim o seu veterinário de confiança poderá detectar a alteração e encaminhar para realização de avaliação clínica cardiológica e ecocardiograma e então será possível determinar a gravidade do processo e se há necessidade de tratamento e qual a periodicidade de acompanhamento.
Então, já tem muito tempo que seu cão ou gato não é auscultado?
Que tal marcar um check-up e se certificar que está tudo bem com ele e com o coraçãozinho dele?❤🐶🐱
☎2556-4945 e 98123-8855 (mensagem via WhatsApp)
Texto: Dra. Indira Ormond – especialista em cardiologia veterinária
cuidadospet petlovers dicaspet cachorro gato petlove doglovers catlovers instadog instacat clinicaveterinariarj vetcare vet veterinário