Como prevenir problemas articulares em gatos?

O envelhecimento é um processo difícil, não é mesmo? Sua disposição já não é a mesma, a coluna dói, os joelhos então… nem se fala. Todos nós estamos propensos a esses probleminhas, inclusive nossos gatinhos, você sabia?

Alguns felinos apresentam mudanças comportamentais conforme vão envelhecendo. E antes que alguém diga que eles ficam mais ranzinzas simplesmente por estarem mais velhos, saiba que essas alterações podem ser causadas pela dor.

A alimentação é a base de tudo!
Uma das principais formas de prevenir problemas articulares é por meio de uma excelente alimentação. Uma dieta com alimentos ricos em nutrientes como ômega 3, condroitina e glucosamina, por exemplo, pode contribuir para o fortalecimento das cartilagens.
A obesidade também é um fator desencadeante de problemas articulares durante a terceira idade. Uns quilinhos a mais fazem com que os bichanos forcem as articulações! Por essa razão, além de uma dieta balanceada, a ideia é promover uma boa rotina de exercícios físicos para o pet.

Ambiente
Um gato idoso dificilmente possui a mesma disposição de um jovem, logo algumas modificações no ambiente são cruciais para evitar que ele faça movimentos bruscos. Uma alternativa é colocar rampas para facilita-los subir nos locais mais altos. Escolher caixas de areia mais baixas e camas mais confortáveis . Colocar os recipientes de água e comida, mais elevados evitando que os bichanos tenham que se abaixar demais para acessa-los, também é uma ótima forma de prevenção!

O bom e velho checkup
Um acompanhamento médico veterinário regular é imprescindível para um felino que está na terceira idade, pois só um profissional é capaz de identificar se ele possui problemas articulares e, caso seja diagnosticado, propor tratamentos para preservar a saúde do bichano. Vale destacar que o cuidado com a saúde dos pets deve ser integral e em todas as idades!