Os dentes dos cachorros têm um papel muito importante na vida deles: alimentação, comportamentos e brincadeiras são influenciados por eles. Os cães possuem 42 dentes, divididos entre incisivos, caninos, pré-molares e molares, e assim como nós, possuem dentes de leite, porém a troca, é muito mais rápida.
⠀
🦷 Por volta de 2 a 3 semanas de vida, começam a aparecer os primeiros dentes de leite do cachorro. Até a 8ª semana, mais ou menos, o animal terá 28 dentinhos temporários entre incisivos, caninos e pré-molares (os filhotes não têm dentes molares nessa fase). Esses dentes são pequenos, finos e pontiagudos, quase afiados.
🦷 O cachorro troca a dentição entre os 4 e 7 meses: os dentes de leite caem para dar lugar aos 42 dentes definitivos.
🦷 Quando o dente definitivo nasce, é possível notar alguns sintomas, o mais clássico é começar a morder tudo o que vem pela frente, na tentativa de coçar a gengiva e até aliviar algum incômodo.
🦷 Nessa fase, pode ser que a gengiva também sangre um pouquinho, mas é super normal, pode ser também que o cãozinho fique apático, tenha diarreia e chore bastante. Se esses sintomas ficarem mais graves, é importante buscar a ajuda de um veterinário.
⠀
Após nascerem os dentes definitivos alguns cuidados, são importantes, o principal é a escovação, isso evitará problemas como o tártaro e o mau-hálito. Nas primeiras vezes, é natural que o bichinho tente se afastar, não é indicado que force ou tente obriga-lo, pois isso pode traumatizar o animal, mas assim como qualquer ensinamento, deve-se fazer isso de forma gradual, e para ajudar, é importante dar reforços positivos, como carinho e elogios.
⠀
Se perceber que seu animalzinho está com algum problema nos dentes, ou precisa de uma consulta, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945
☎ 98123-8855 (WhatsApp)