Você já deve ter se perguntado o porquê dos olhos do seu gato emitirem um brilho à noite ou ao bater uma foto com flash. Esse fenômeno está relacionado com a luz.
⠀
A luz é responsável por refletir os objetos ao nosso redor e os olhos são responsáveis por captar esses reflexos e levar essa informação ao cérebro para que seja possível tomarmos consciência do que vemos. Então, é importante explicar como ocorre tal processo.
⠀
O reflexo de luz atravessa a córnea, a íris e em seguida a pupila, capaz de dilatar ou retrair seu tamanho de acordo com a quantidade de luz presente no ambiente, aumentando seu tamanho quando há pouca luminosidade e diminuindo quando há muita. Ao chegar na retina, as informações são direcionadas ao cérebro via Nervo Óptico.
⠀
Esse processo ocorre igualmente em seres humanos, porém, nos felinos, existe uma estrutura chamada tapetum lucidum ou tapete lúcido, que é uma membrana localizada na região posterior do olho, capaz de refletir a luz da retina, o que possibilita maior captação de pequenos focos de luminosidade presentes no ambiente. Isso acontece especialmente em ambientes com escassa oferta de luz, aprimorando, assim, a visão dos felinos.
⠀
Então, quando o tapete lúcido reflete a luz, os olhos do gato brilham, sendo esse brilho fruto da própria luz que o felino foi capaz de perceber, vinda do meio externo. Devido a essa característica, os gatos são grandes caçadores noturnos e conseguem enxergar melhor no escuro que os seres humanos.
⠀
É válido ressaltar que os gatos não são capazes de enxergar em escuridão absoluta, visto que o processo citado acima depende da luz, por menor que seja. Quando estão em escuridão total, os felinos utilizam outros sentidos, também aguçados, para se orientarem.