No mês de outubro, o mundo todo faz campanha para prevenção ao Câncer de Mama. E a Vet Care também apóia essa ideia. Hoje entrevistamos a Dra. Sylvia, que atende a especialidade oncologia aqui na nossa clínica:
– Dra. Sylvia, é verdade que os tumores de mama são os tumores mais comuns nas cadelas?
Dra. Sylvia: Sim, é verdade. E em quase 70% dos casos, são tumores malignos.
– As gatas também podem ter esse tipo de tumor?
Dra. Sylvia: Exato. As gatas também tem tumores de mama, e no geral, de comportamento mais agressivo do que em cadelas.
– Existe alguma forma de prevenir o aparecimento desses tumores?
Dra. Sylvia: Existem muitas formas. A castração precoce das fêmeas, mais especificamente antes do primeiro cio é uma das mais importantes. E não devemos esquecer da detecção e diagnóstico precoces.
– É verdade que ter filhotes diminui a chance do aparecimento de tumor de mama?
Dra. Sylvia: Isso é um dos muitos mitos que ainda circulam, assim como o esperar o primeiro cio. A maneira mais eficiente é a castração antes do primeiro cio das fêmeas.
– E qual a indicação se eu encontro um tumor na mama da minha cadela ou da minha gata? Faço cirurgia?
Dra. Sylvia: Ao encontrar um nódulo mamário em sua cadela ou gata, inicialmente, o melhor método de tratamento é a cirurgia de mastectomia radical com retirada dos linfonodos satélites, acompanhada da biópsia. A retirada apenas do nódulo é contra indicada! Portanto, façam o exame das mamas das cadelas e gatas assim como fazemos nosso auto exame!
– E, se o animal já operou, como eu sei que é necessário fazer quimioterapia?
Dra. Sylvia: Após a cirurgia, com o resultado da biópsia em mãos, o ideal é procurar um médico veterinário especialista no assunto.
– Se minha cadela ou gata for velhinha? Vale mesmo a pena operar e fazer tratamento quimioterápico?
Dra. Sylvia: Sim. Vale muito a pena. A idade não é impedimento para realização de tratamento. O que não vale a pena é deixá-las sofrerem com o crescimento dos tumores e suas complicações. Atualmente existem diferentes modalidades de quimioterapia. Cada paciente tem a sua indicação. Converse com seu Médico Veterinário de confiança e procure um especialista!
Que tal aproveitar o mês outubro rosa para fazer o exame das cadelas e gatas? O que estão esperando?