Não sabe o que é liquenificação? A Dra. Flávia Braz explica abaixo:
Liquenificação parece um palavrão, mas na verdade é apenas o nome que se dá ao espessamento da pele, ou seja, é quando a pele fica mais grossa do que o normal. Muitas vezes vem associada a mudança de cor, o que chamamos de hiperpigmentação.
A liquenificação não acontece do dia para noite. Na verdade ela é uma resposta a qualquer processo crônico que se dá na pele do animal. A pele reage ao ser “agredida” e aumenta a sua defesa. Ficou confuso? Calma que vou explicar melhor. Quando temos um paciente com lesões de pele crônicas (alergias, infecções bacterianas, malasseziose e etc), a pele começa a se defender dessa agressão externa ficando mais grossa e mais escura, muitas vezes com sulcos e saliências.
Existem diversos tratamentos que visam melhorar a qualidade da pele, mas como sempre falo aqui, se não corrigir o que está causando esse problema crônico, a situação não irá se resolver. Portanto, um atendimento especializado de dermatologia é essencial nesses casos, uma vez que o dermatólogo irá procurar a causa do problema e não somente tratar aquilo que está evidente .
Dúvidas? Escreva aqui nos comentários.
Gostou? Salve para ler depois e compartilhe com os amigos.
@draflaviabraz.vetcare