O chocolate é tóxico para os pets!

Está chegando uma das épocas mais saborosas do ano, e com ela a vontade de comer chocolate!!!

Á Páscoa!!!

Mas é muito importante saber que, mesmo para os Pets que podem consumir muitos alimentos comuns a nós, o Chocolate é uma exceção.

Tanto para cães como para gatos o CHOCOLATE é tóxico. Isso ocorre pois possui um alcalóide derivado do cacau, a TEOBROMINA.

A teobromina possui vários efeitos, dentre eles:

• Vasodilatação
  • Estimulação do SNC (sistema nervoso central) e do coração
  • Diurese
  • Danos ao pâncreas (devido ao alto teor de gordura do chocolate)

A Teobromina é rapidamente absorvida pelo organismo e por isso os sintomas podem aparecer de forma rápida se o seu amigo peludo comer CHOCOLATE.

Os sintomas são:

• Aumento da ingestão de água
  • Espasmos musculares
  • Convulsões
  • Crises alérgicas
  • Taquicardia
  • Febre
  • Vômitos
  • Diarreias
  • Distensão abdominal

Ao identificar qualquer um desses sintomas em seu companheiro procure um médico veterinário imediatamente para que ele inicie o tratamento suporte, pois não existe antídoto para a intoxicação por Teobromina.

E lembre-se: hoje no mercado temos várias opções para os nossos amores peludos, tais como ovos a base de alfarroba, petiscos em forma de ovo e vários brinquedos comemorativos. É só escolher aquele que seu Pet mais vai gostar de ganhar.

Texto Dra.paula Oquendo, nutróloga da clínica vet care

A Vet Care atende 24h, de domingo ao domingo. Para agendamento de consultas e exames, entre em contato conosco:

☎ 2556-4945
✅ 98123-8855 (mensagem via WhatsApp)