Se o seu Pet está chegando ou está na melhor idade, algumas mudanças comportamentais podem ocorrer como:
Sensibilidade auditiva: Com a perda da visão e até mesmo a agilidade dos movimentos, a audição do cachorro pode se tornar aliada na hora de reconhecer e atentar-se ao que ocorre no ambiente, por isso, fique atento aos sons que podem deixa-lo incomodado ou com medo, garanta que seu Pet esteja sempre em um local tranquilo.
Ansiedade da Separação: Sim! Seu cachorro pode requisitar ainda mais a sua atenção diante de tantas mudanças que limitam a autonomia e liberdade que antes ele tinha. Sempre que possível esteja presente na rotina do seu Pet, brinque, dê colo e carinho, e quando precisar se ausentar garanta que o ambiente fique sem obstáculos, com iluminação adequada, brinquedos favoritos acessíveis e alimentação disponível. Nesse momento atender as necessidades do seu cachorro é essencial para que ele sinta seu amor e segurança.
Agressividade: Assim como a ansiedade da separação, a agressividade é uma possível mudança que ocorre diante da insegurança de perder alguns instintos. Se o seu amiguinho sempre foi calmo e está latindo e uivando mais, bagunçando a cama dele ou mordendo objetos, observe o que desperta essa atitude, seu cachorro está expressando um incomodo que pode estar relacionado a dor, estresse ou medo.
Sonolência: Seu cãozinho aumentará a quantidade de sonecas durante o dia, garanta uma cama aconchegante e sempre fique atento caso perceba que o sono está prejudicando a alimentação e hidratação dele.
Xixi e cocô fora do lugar – Em algumas ocasiões não dará tempo, a capacidade de controle dos órgãos não é a mesma, em outras ocasiões ele sentirá a limitação e indisposição natural da velhice. Tenha paciência e certifique-se que tudo que seu Pet precisa está acessível, principalmente o local onde ele costuma fazer as necessidades.
Viver cada fase do nosso bichinho é uma dádiva, por isso visite semestralmente a Vet Care e cuide da saúde do seu melhor amigo S E M P R E.