Intoxicação em aves!

As aves estão se tornando pets cada vez mais procurados pelas famílias, elas vêm se mostrando pets bons para se ter em apartamentos por terem um porte pequeno (em sua maioria) e serem muito interativas, em especial os psicitacídeos/psitaciformes (aves de bico torto) como periquitos, agapornis, calopsitas, ararajubas, loris, etc.

Os responsáveis dessas aves sabem que o que elas têm de interativas, têm de curiosas. E é uma cena muito comum vê-las vivendo soltas e interagindo durante todo o dia com a família.

Além do risco de acidentes domésticos, essa liberdade sem supervisão pode acabar ocasionando ingestão de corpos estranhos metálicos ou minerais (parede, rejunte, etc.).

Por muitas vezes, os responsáveis sabem que as aves fazem isso mas em um momento de distração não veem acontecer e por mais vezes ainda, nem sabem que fazem. A intoxicação por metal geralmente ocorre de forma aguda, mas não é incomum que a intoxicação por mineral ocorra de forma prolongada, ou seja, o material mineral presente no organismo em grande quantidade vai alterando a função hepática do animal aos poucos até que ele fique debilitado.

Então, como ter certeza se minha ave ingeriu partículas metálicas ou minerais? Além de ver a ave ingerindo, o meio mais fidedigno é através do exame radiográfico.

A melhor forma de evitar é mantendo essas aves espertas soltas apenas sob supervisão.

Tem uma ave em casa?
Conheça o atendimento especializado da Vet Care

☎️2556-4945
☎️3235-6525
📲98123-8855 (WhatsApp)

📍Nosso endereço: Rua General Glicério, 35.

(Estacionamento rotativo próximo ao local)