Atuamos em diversas especialidades

Nefrologia

A Clínica Vet Care conta com toda infraestrutura existente na Nefrologia Veterinária para o atendimento ao paciente nefropata ou uropata, e tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, visando a saúde e a qualidade de vida de cães e gatos. Os rins são responsáveis pelo equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido-base, possui também função hormonal e de excreção dos metabólitos.

As apresentações clínicas das doenças do trato urinário podem variar de acordo com o órgão afetado, como aumento da ingestão de água e da produção de urina, inapetência ou apetite caprichoso, vômitos intermitentes, diarreia, fraqueza, tremores, dor, presença de sangue na urina e fezes, dificuldade para urinar ou defecar, secreção vaginal e incontinência urinária.

Esses sinais variam de acordo com o grau da lesão e precisam ser investigados. A injúria renal aguda é caracterizada pela queda abrupta da função renal, levando ao acúmulo de toxinas no organismo e exige um tratamento intensivo, com exames seriados como a dosagem de eletrólitos (Na/K/Ca/P/Cl). A ingestão de algumas plantas, doenças infecciosas, intoxicações, traumas, obstruções urinárias, anestesia, doenças endócrinas e cardíacas ou qualquer doença sistêmica, são condições que podem levar à insuficiência renal aguda.

A doença renal crônica é sua apresentação mais comum, e não tem cura, porém tem tratamento, dando qualidade de vida aos pacientes e melhora da reserva funcional dos rins. Seu diagnóstico precoce e a prevenção e o tratamento de condições que contribuem para sua evolução como, hipertensão, proteinúria, acidose, anemia, inapetência, caquexia, cardiopatias, doenças endócrinas, tumores, infecções urinárias e cálculos, são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Atendimento

Os atendimentos de nefrologia são realizados com hora marcada. Pedimos que traga todos os exames que seu pet realizou no último ano, para podermos analisar em conjunto com o quadro do paciente.