O Hipertireoidismo Felino você certamente já ouviu falar. Mas e DISRUPTORES ENDÓCRINOS?
O nome é complicado mas de fácil entendimento.
Disruptores endócrinos são substâncias que interferem na via de controle hormonal. Pasmem, mas elas podem ser encontradas em alimentos, pesticidas, herbicidas, estofados, solo e até poeira do ambiente 😮😮😮😮. Elas são capazes de interferir diretamente na produção de hormônios! O Hipertireoidismo Felino não tem causas muito bem elucidadas, mas sabemos que alguns fatores de risco estão envolvidos. E olha só, alterações hormonais não só para nossos felinos não, pra gente também!! Só pra se ter noção, alguns alimentos enlatados, produtos para controle de ectoparasitas (como pulgas), produtos eletrônicos, e até água não filtrada podem conter tais substâncias e levar ao aparecimento do Hipertireoidismo em gatos.
Vale lembrar que os principais sintomas do excesso de produção de hormônio da tireoide (Hipertireoidismo) incluem aumento do consumo de água, aumento da fome, perda de peso, aumento da frequência urinária! Se liga em algumas dicas para tentar evitar que seu felino desenvolva na vida adulta o Hipertireoidismo:
– evite alimentos enlatados. O forro das latas podem conter uma substância química conhecida como Bisfenol, que funciona como um disruptor endócrino, estando como fator de risco para o aparecimento do hipertireoidismo felino;
– preconize utilizar comedouros e bebedouros de vidro ou cerâmica. Os de plástico também podem conter Bisfenol;
– ofereça água filtrada de preferência;
– cuidado com o uso contínuo de ectoparasiticidas (produtos para pulgas). Estes também são considerados como fatores de risco ao hipertireoidismo;
– evite uso de areias com desodorizantes, preconize utilizar material natural;
– tente manter ao máximo a casa limpa, dado que esses compostos (disruptores) já foram encontrados até mesmo em poeira domiciliar.
Mas se seu bichano apresenta sintomas de hipertireoidismo procure pelo atendimento de um Endocrinologista Veterinário!
Dr. Rodrigo Brum Lopes – especialista em endocrinologia Veterinaria e sócio fundador da ABEV