Parece um assunto fácil, mas sabemos que muitos evitam esse momento!
⠀
Cortar as unhas é um cuidado que você deve ter que vai muito além da estética. Unhas compridas podem causar uma série de problemas, desde dificuldades na hora de caminhar a até mesmo infecções e doenças.
Além disso, podem quebrar trazendo grande dor para eles. Ou ainda incomodar de tal forma que o animal precise mudar o andar, gerando problemas de postura e dores nas articulações.
⠀
Cabe ressaltar que temos que ter muito cuidado, as unhas têm vasos sanguíneos e nervos no seu eixo central, no sabugo, igual as nossas. E quando cortados, há sangramento e os animais sentem muita dor.
⠀
A maioria dos animais não gosta que a gente mexa na patinha, você precisa ter firmeza nas mãos, mas também deve ter sensibilidade o suficiente para não machucar o animal.
⠀
Muitos animais associam esse momento com uma sensação ruim. O ideal é fazer com que esse momento seja agradável. Petiscos, paciência e muito carinho podem ajudar bastante.
⠀
Saiba que existem dois tipos de cortador de unha para o seu cão: alicate e guilhotina. Qual deles você deve usar é uma decisão que varia de animal para animal. É extremamente recomendado que você seja orientado por um profissional para escolha do modelo mais adequado e lhe ensinar como usá-lo.
⠀
Tenha também em sua casa um pouco de pó hemostático, por precaução. Ele pode ser utilizado para estancar qualquer tipo de sangramento decorrente das unhas. Sim! Igual aqueles que usamos na manicure!
⠀
E agora? Criou coragem? Aproveite a quarentena para se dedicar ao seu peludo! Se ainda estiver inseguro, peça ajuda profissional e siga em frente!
⠀