A dermatite alérgica à picada de ectoparasitas (DAPE) é comum tanto em cães quanto em gatos. Os ectoparasitas mais comuns que causam alergia em cães são as pulgas e carrapatos. Já os gatos pode ser infestados por pulgas.
⠀
A reação alérgica é causada pela saliva do parasita, que é injetada na pele no momento da picada. As reações comuns de alergia são:
– Coceira, que costuma ser intensa.
– Alopecia (falta de pelo) e escoriação na região lombar e próxima à cauda, causada pelo excesso de coceira na região
– Felinos também fazem lesões na região do pescoço
Essas são as manifestações clínicas mas comuns. Entretanto, um paciente com DAPE pode coçar o corpo inteiro ou somente as orelhas, por exemplo. Existem pacientes cuja a única manifestação clínica é otite, então todo cuidado é pouco!
⠀
Muitos tutores acham que, como não encontram pulga ou carrapato no seu animal, que isso não pode ser a causa da crise alérgica que ele vem apresentando. Mas não!!! Em 70% dos casos de DAPE não encontramos o parasita no paciente! Isso se deve, em primeiro lugar, porque apenas 1 única picada do inseto é suficiente para causar uma reação alérgica em pacientes sensíveis. Em segundo lugar, não é tão fácil assim achar ectoparasitas no animal, geralmente só encontramos quando o bichinho está muito infestado! Algumas vezes achamos as fezes de pulga, que são pontinhos pretos semelhantes a um grão de areia. E não, isso não são os ovos da pulga! Os ovos da pulga e carrapato se desenvolvem no ambiente da casa e eles se multiplicam de forma assustadora.
⠀
Portanto, o tratamento da DAPE envolve não somente o controle no paciente com uso de ectoparasiticidas como também o controle do ambiente onde o mesmo vive. E, nos casos de DAPE, a prevenção é o melhor remédio!
⠀
Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-4945; 98123-8855 (WhatsApp)
Texto: Dra. Flávia Braz @draflaviabraz.vetcare
⠀