Os gatos são seres que conseguem mascarar bem suas doenças.
Muitas vezes não apresentam sintomas específicos e quando a doença começa a se apresentar já evoluiu para processos sérios e graves!
⠀
Os gatos podem desenvolver uma doença do músculo cardíaco chamada cardiomiopatia que se desenvolve de várias formas sendo a mais comum a forma hipertrofica. Geralmente gatos de determinadas raças como Main coon e Ragdoll apresentam predisposição genética para está doença porém qualquer raça pode desenvolver este processo. Está forma também pode ocorrer como consequência do hipertiroidismo que é um distúrbio endócrino muito comum nesta espécie.
⠀
É uma doença que se instala silenciosamente e quando começa a apresentar sinais estes podem ser: cansaço, língua arroxeada(cianose), dificuldade respiratória (dispneia), paralisia dos membros e até morte súbita.
A forma de diagnóstico é a avaliação clínica cardiológica com ecocardiograma que identifica o espessamento do músculo cardíaco (hipertrofia ) precocemente e assim auxilia na determinação da necessidade de tratamento ou não.
⠀
Que tal conversar com seu veterinário de confiança e agendar um check-up cardiológico para seu gatinho e se certificar que ele não tem essa doença?
Texto: Dra. Indira Ormond