Muitos tutores, ao perceberem que seu pet está acima do peso, trocam a ração do seu pet para light, achando que ele logo logo irá emagrecer. Mas, depois de um tempo, isso não acontece, o que leva a uma tremenda frustração. E você sabe por que isso acontece?
⠀
Em primeiro lugar, vamos explicar sobre as rações! Existem as rações light e existem as rações para emagrecer animais com sobrepeso e obesos. E quando usar cada uma?
⠀
Ração light: são recomendadas para animais com tendência ao ganho de peso (ex: animais castrados, raças predispostas à obesidade) ou com leve sobrepeso. E também são usadas quando os pets já perderam peso e querem se manter estáveis. Tem um teor de fibra mais elevado, porém NÃO devem ser utilizadas quando se precisa que o Pet perca peso de forma considerável.
⠀
Ração para animais obesos: são as chamadas rações de prescrição veterinária. O objetivo visa a perda de peso. São rações com alto teor de fibra e baixo teor de gordura, sendo que muitas tem um teor mais alto de proteínas. Devem ser prescritas pelo médico veterinário, que irá calcular a quantidade devido ao peso e o escore corporal do paciente.
⠀
Independente do tipo de ração e da condição corporal do seu pet, é importante conversar com o médico veterinário para saber qual a ração mais indicada. E pese seu pet frequentemente para saber se ele está ganhando ou mantendo o peso. Além disso, siga as recomendações de quantidade de ração! Não adianta reduzir quantidade de ração comum, pois seu animal ficará faminto e com baixa qualidade nutricional, ok? O melhor é oferecer uma ração de emagrecimento que fará com que seu amigo não fique com fome e emagreça com saúde.